ARTE NA ILHA

Minha foto
Ilhabela, São Paulo, Brazil
Nascido na cidade de Montevideo no Uruguai, Alejandro Roman Vega, mudou-se ao Brasil ainda em sua infância. Filho da estilista Graciela Vega , herdou o talento materno; que fora aprimorado na faculdade Asseta, em Tatuí, cursando artes plásticas. Trabalhou em agências de publicidade, bem como jornais e mídias eletrônicas, elaborando charges e tirinhas; em seguida, trabalhou com Mauricio de Sousa, na Turma da Mônica, em São Paulo. Em Vinhedo, realizou diversos projetos; tanto para os vitrais como para os mosaicos, na Geukas , uma grande exportadora. No ano de 2010, Ilhabela passou a ser sua nova morada . Realizou diversos trabalhos no município, em São Paulo, Minas Gerais e Bauru. Atualmente Alejandro Vega desenvolve projetos artísticos, para ambientes residenciais e comerciais bem como arte sob encomenda.

Seguidores

terça-feira, 26 de julho de 2011

Mauricio de Sousa Produções (2000 - NOV 2001)

Não há ninguém que tenha passado a infância, aqui no Brasil, sem ler um gibi da Turma da Mônica.



E desde bem pequeno, eu já via as revistas do Mauricio de Sousa e da Disney (Clássicas).



Torci o nariz com algumas mudanças nas expressões dos personagens, e no estilo do desenho, lá pelos anos 90. Mas eu já era adulto. Fiquei horrorizado quando os personagens começaram a fazer caras e bocas estilo mangá.
tipo: mandaram embora a caracterização dos personagens!?
Mas mais uma vez, isso não tem importância para o público leitor das revistinhas da Turma da Mônica.
Com certeza, muitas crianças continuam apreciando as historinhas,



Como desenhista, minhas influências foram o que eu consumia desde meus 5 anos de idade, o que eu via, e eram os maravilhosos personagens da Turma da Mônica, nos traços dos anos 70- 80, também muito Disney , Marvel Comics ,Conan e um pouco dos Animes: Piratas do Espaço,Thundercats,Rambo desenho,Herculoides, etc...



Perguntavam, quando me viam desenhar, se não iria trabalhar ou mostrar meus desenhos pro Mauricio de Sousa. Eu dava de ombros, do tipo:
Como que vou mostrar meus desenhos para o Mauricio de Sousa?
enviei meu teste com 30 páginas, sem muitas esperanças, e dando aulas no CCAA.(Estilo Eduardo e Mónica do LEGIÃO URBANA) ... Coincidencia rsrs.

E não é que acabei parando lá, por uma oportunidade da vida? E na área que eu realmente sempre gostei: DESENHISTA




Havia o andar dos quadrinhos e o andar da animação. Porém, estávamos em uma época recessiva e não havia muita produção. Fui contratado, junto com mais 2 pessoas, para trabalhar no que seria o filme “Cine-Gibi”, mas que acabou não saindo na época, e mais ou menos 1 ano depois da contratação a Black and White – responsável pela parte de animação da Mauricio de Sousa, foi fechada.
Fazer animação no Brasil sempre foi uma tarefa heróica, e muito dificil! Mauricio de Sousa sabe bem disso! Agora, com os computadores e programas estilo flash, está mais acessivel. Mas ainda assim, fazer uma série animada ou mesmo um longa metragem, não é tão fácil! ..por isso preferí ficar na Área de desenhista de produção no andar dos quadrinhos.(elaborando no punho mesmo, (que é mais a minha cara).



Em 1 ano que estive lá, vi poucas vezes o Mauricio. Somente aparecia quando tinha alguma visita especial para mostrar a empresa. Uma vez, peguei o elevador junto com ele. Fiquei pensando se falava alguma coisa, mas ele estava com aquele ar sério de chefe, diferente de quando aparece sorridente na tv, e confesso que fiquei intimidado. he he. Ia falar o que: “Oie, eu trabalho pra você!”?? ohohohoh



Meu setor era chefiado pelo marido da Mônica. A filhinha da Mônica, na época, era uma criança. Devia ter por volta de uns 9 anos,11 anos talvez….
Hoje é adulta, e acho que até já tem uma filha ou filho e a Mônica é vovó...rsrsr



O Parque da Mônica estava inaugurando no Shopping Eldorado e os funcionários ganharam convites.



Trabalhar na Mauricio de Sousa, no caso a “extinta Black and White” – que respondia pelas animações, foi uma experiência incrível para mim, uma honra! Pois Maurício de Souza é único no Brasil!




@#$%#!@^^&O cabo de minha Máquina fotográfica quebrou,as fotos do meu TESTE ficaram nela, era para fazer uma Historinha de 06 páginas, (acabei fazendo uma com 30 pág)... rsrsr (breve postarei as fotos)

2 comentários:

  1. Bom dia Me chamo Ricardo e sou professor de arte na rede pública em Santana de Parnaíba, estou trabalhos com crianças do 7º Ano HQ e gostaria muito de levá´los para conhecer um ateliê de criação de HQ, seria muito oportuno se tivesse alguma informação como consigo fazer isso(agendar uma visita no ateliê de vocês, muito obrigado pela atenção meu e-mail é ricardo.artesdesign@gmail.com.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ter o autografo do Sr. Maurício de Souza, no meu livro "OS Quadrões". Como faço? Obrigado. chicodantas1940@gmail.com

    ResponderExcluir